fbpx

MOURÃO: “ESCOLA CÍVICO-MILITAR É IMPORTANTE PARA O FUTURO DO RS”

4 de novembro de 2021

“Na educação se busca, sempre, criar competências através do conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e experiências. As escolas militares somam projeto pedagógico com atitudes e valores, forjando cidadãos responsáveis”. A afirmação é do Vice-Presidente da República, General Hamilton Mourão, proferida esta manhã (27) durante solenidade de lançamento do livro ”Escola Cívico-Militar: Uma Esperança para o Brasil” realizada no Colégio Militar de Porto Alegre. A obra é de autoria do deputado estadual Tenente-Coronel Zucco, autoria do projeto que deu origem à lei que implementa no RS o modelo cívico-militar.

O livro faz um resgate da história do modelo cívico-militar no Brasil, no mundo e no Estado, além de enfocar detalhes do ensino ministrado nestes estabelecimentos com prefácio de Mourão que foi aluno dos colégios militares do Rio de Janeiro e de Porto Alegre. Mourão elogiou a iniciativa de Zucco “que com coragem e determinação elaborou o livro para transmitir conhecimento e a experiência deste exitoso modelo de ensino”. Afirmou ainda que a instalação das escolas cívico-militares “é a vitória da sociedade gaúcha porque as crianças e adolescentes são o futuro, os responsáveis pela manutenção da grandeza do Rio Grande do Sul”.

O deputado Zucco disse que o livro é uma obra singela com conceitos e um conjunto de depoimentos, além de definições para que a sociedade conheça melhor o modelo cívico-militar. “Cerca de 40 municípios gaúchos já manifestaram interesse em aderir ao modelo, comprovando a busca deste ensino de qualidade caracterizado por conteúdo e comprometimento na formação de cidadãos íntegros”, acrescentou. Ele destacou que o modelo emprega militares da reserva das Forças Armadas e da Brigada Militar na função de monitoria das escolas.

Participaram do evento desta manhã o ministro Onyx Lorenzoni, do Trabalho e Previdência; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gabriel Souza; o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o Comandante Militar do Sul, General Valério Stumpf Trindade, entre outras autoridades.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Publicações relacionadas

Deputado Zucco
Fale comigo!